quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Como funciona o Wikileaks?

Julian Assange, idealizador do Wikileaks: desmascarando as negociatas do poder.

As duas mais recentes divulgações do Wikileaks -- os documentos secretos dos Estados Unidos sobre a guerra do Iraque e as mensagens sobre o papel policial das embaixadas estadunidenses no mundo -- abalaram politicamente o planeta. Criaram uma crise diplomática internacional sem precedentes, levaram vários membros da direita dos EUA a pedir a morte de Julian Assange (fundador do WL), tiraram o portal do ar por cinco horas depois que a Amazon.com recusou-se a manter-se como seu servidor e mostraram como a mídia corporativa é incapaz de ir às fontes certas, informar corretamente e agir em benefício do interesse público (coisa que ela gosta de alardear).
A divulgação dos documentos antes secretos alertou a todos nós, população mundial, como as negociações de bastidores levam em consideração apenas os interesses das potências -- ou melhor, "da" potência, os EUA. Para eles, nós simplesmente não existimos. Somos apenas mão de obra barata e manipulável, meras estatísticas de guerra, catástrofe ou epidemias. Organizemo-nos para mudar esse jogo.
O combate sem baixas e sem trégua que o Wikileaks promove contra os EUA transformou Julian Assange, idealizador do portal, em heroi dos justiceiros, rebeldes e contestadores da atual ordem mundial. Para saber quem é ele, o que pensa, como consegue os documentos que divulga e como protege suas fontes, assista à entrevista a seguir. O portal Esquerda.net -- hoje um site espelho do Wikileaks -- colocou legendas em português.    

Entrevista com Julian Assange - parte 1



Entrevista com Julian Assange - parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário